Visite: http://leitaoemacao.com

  Edição de AGOSTO/2016

    4  
    André_Tafner   1 ago 2016  

    NOVA CARTEIRA PRA COMEÇAR 2016

    Olá Rafael, 
     
    Estamos fazendo o certo, isto que é importante sabermos, tudo é questão de tempo, a pena é que deixaremos de comprar a mesma quantidade de papéis mensalmente, mas como falamos durante o curso, estamos sempre alegres, na BAIXA e na ALTA!! rss 
     
    Abraço.

      Rafael Resende, Luiz_Alvim, Turco, Diego curtiram isto.



    6  
    Rafael Resende   1 ago 2016  

    A BOLA DE NEVE

    Olá, Luiz Alvim e amigos butequeiros! 
     
    Comecei a ler este livro. Dá para aprender muito com essa biografia de Warren Buffet. Ainda tenho que terminar, porém, devido a prioridades tive que deixar de lado. 
     
    Até onde li, e isso me deixa bastante reflexivo, foi a decepção de Buffet com o final de seu casamento com Susie. Ele lamenta profundamente, reconhecendo que a culpa pela separação foi integralmente sua e ainda que esse foi o maior erro de sua vida. E isso por ... Ver mais causa do trabalho e dedicação à carreira de investidor. 
     
    Às vezes me pego pensando à respeito do tempo que dedico ao trabalho, aos estudos, às análises e ao investimento em ações... em relação ao tempo dedicado à minha família, esposa, filho(a)[previsto para janeiro de 2017 ;) ] pai, mãe, sogro, sogra.... A maior parte do tempo dedico às atividades "secundárias"..., enquanto que a família fica com o que sobra! Quantas vezes a coloco de lado! Sacrifícios... 
     
    O grande problema que vejo é quando começamos a ter mais prazer nessas atividades "secundárias"... ihhh 
     
    Quanto e até quando vale à pena sacrificar a família em pró do sucesso profissional? 
     
    Apesar de Warren Buffet ser o maior investidor de todos os tempos, percebe-se uma decepção sem medida, e uma certa pobreza em sua vida afetiva. 
     
    Que Deus nos dê sabedoria, discernimento e equilíbrio para termos sucesso em todas as áreas de nossas vidas. 
     
    [Reflexão] 
     
    Agora vou ver se termino a leitura, sem deixar minha esposa irritada.... rsrs. 
     
    Abçs 
    Rafael Resende.

      Carlão_A, Nêgo , Luiz_Alvim, mauricio gonzo, Guirado, Leitão curtiram isto.



    6  
    Luiz_Alvim   2 ago 2016  

    NOVA CARTEIRA PRA COMEÇAR 2016

    Olá Gabriel, 
     
    Seja muito bem-vindo ao Buteco. Espero que participe bastante aqui conosco, traga as suas opiniões e contribuições para o crescimento desta nossa turma de ex-alunos do Mestre Leitão. 
     
    No meu modo de ver sua lista de empresas é muito boa. Dentro da minha visão não teria nenhuma restrição maior às empresas que estão nela. Minha sugestão principal seria no sentido de você considerar esta sua lista como sendo “uma preliminar”, um ponto de partida para ... Ver mais você estudar melhor cada uma destas empresas antes de iniciar as compras. Neste momento, em minha opinião você deveria se dedicar a duas atividades: 
     
    1 – Definir muito bem os critérios de seleção que você vai utilizar para escolher as empresas, lembrando que estes mesmos critérios deverão ser utilizados ao longo do tempo para fazer o acompanhamento das empresas escolhidas. 
     
    2 – Estudar o melhor possível cada uma das empresas candidatas a entrar na sua carteira, procurando entender bem o seu negócio, o setor onde está inserida, vantagens competitivas, concorrentes, etc. Na medida em que for concluindo os estudos, aí sim poderia iniciar as compras. 
     
    Sobre as dúvidas que você colocou, gostaria de comentar apenas o caso da BB Seguridade (BBSE3). Ela é a holding de seguros do Banco do Brasil. A holding foi criada em 2012, mas as empresas operacionais que estão debaixo dela existem há bastante tempo. Em 2013 o BB resolveu separar esta holding da sua estrutura e abrir o seu capital (IPO). Por isto, os dados que temos disponíveis sobre ela são a partir de 2013. Estou anexando a apresentação institucional da empresa para você dar uma olhada. Gostaria de chamar a atenção para o slide 4 (Estrutura Societária). Note que, a exceção da BB Corretora, todas as demais empresas são privadas, pois os controles estão na mão de seguradoras privadas: MAPFRE, ICATU, PRINCIPAL, etc. Isto é importante, na medida quem que impede possíveis influências políticas por parte do BB. Você pode encontrar os dados da BBSE no site do Bastter, que é bastante completo, e também no GuiaInvest.  
     
    A Porto Seguro (PSSA3) é uma boa empresa também, mas o seu foco é mais restrito. Ela atua mais em seguros de automóveis. Em minha opinião, a BBSE é a melhor empresa de seguros com ações negociadas em bolsa. Por isto, se tivesse que optar por uma, não teria a menor dúvida em escolhê-la.  
     
    Abraço, 
    Luiz Alvim   

      César, Gabriel Cançado, Leitão, Bruno Bartolomasi, MARTINS, Diego curtiram isto.



    4  
    César   2 ago 2016  

    NOVA CARTEIRA PRA COMEÇAR 2016

    Concordo com a opinião do Luiz_Alvim. 
     
    Particularmente, penso que o BBSE dá uma posição muito vantajosa para os pequenos investidores, pois, enquanto os minoritários se beneficiam dessa parte relacionada à propriedade privada das controladas, essas empresas sob o BBSE se beneficiam da imensa base de clientes do banco estatal. 
     
    E não é preciso ressaltar o quanto é um bom negócio para os bancos venderem seguridade para seus clientes (vide bradesco). 
     
    Por ... Ver mais fim, queria registrar o quanto eu curto as intervenções do Luiz_Alvim.  
    Sempre lúcido e certeiro, acaba sendo responsável por ótimas reflexões. 
     
    Obrigado por tudo e sucesso pra você, amigo. 
     
    Abraço, César

      Leitão, Luiz_Alvim, Turco, Diego curtiram isto.



    4  
    Luiz_Alvim   3 ago 2016  

    NOVA CARTEIRA PRA COMEÇAR 2016

    Olá Gabriel, 
     
    Os comentários que fiz no meu post anterior foram baseados na minha própria experiência. Quando saí dos cursos do Leitão eu estava super entusiasmado (aliás continuo até hoje rs.rs.rs...), e não via a hora de iniciar as minhas compras. Fiz uma análise mais superficial das empresas e “mandei bala” nas compras. Também não defini objetivos e metas para o meu IG.  Isto acabou me levando a que, mais tarde, eu tivesse que fazer algumas revisões na minha carteira, ... Ver mais trocando algumas empresas que não se encaixavam bem nos meus objetivos. Eu vejo o IG como um projeto para uma vida inteira. Por isto não precisamos ter muita pressa e, na medida do possível, acho que vale a pena gastar um pouco do nosso tempo disponível nele. 
     
    Sobre o estudo das empresas, o site do Bastter é muito bom no que se refere aos indicadores das empresas. É bem completo, no meu modo de ver. Porém, eu penso que o conhecimento das empresas vai um pouco além disso, e aí os sites de RI tem uma importância bem grande. Existem muitas informações úteis nestes sites para serem pesquisadas. Outra boa fonte é este nosso próprio Buteco, pois a turma está sempre trocando informações sobre as empresas. Vale a pena pesquisar utilizando os tópicos mais antigos também. É um acervo e tanto. 
     
    Um grande abraço para você e bons investimentos. 
     
    Luiz Alvim 

      Gabriel Cançado, Bruno Bartolomasi, Turco, Diego curtiram isto.



    3  
    Bruno Bartolomasi   3 ago 2016  

    ESTRATÉGIAS PARA ESPECULAÇÃO

    Olá Karen,  
     
    a Rico tem esse problema devido ao péssimo sistema de controle de risco da corretora... se tu usar alguma plataforma (qualquer plataforma) o HB fica bloqueado.. mas não é só isso! rs, tu também precisa escolher se quer a versão (da plataforma) para day trade ou para posição (swing), optando pela day trade os robôs da corretora vão fechar tuas posições automaticamente no final do dia. Se tu tem IG pela Rico eu realmente não recomendo fazer day trade lá. Aliás, eu não ... Ver mais recomendo fazer nada pela Rico porque ela é cara e o serviço deixa bastante a desejar, rs. 
     
    O Gabriel lembrou bem de duas plataformas que eu tinha me esquecido: O XP Pro eu nunca usei, mas é do mesmo nível do TradeZone, talvez um pouquinho melhor, já que é instalado no teu computador. Já o Rico Trader é uma versão bem simplificada ProfitChart RT (que é a versão básica do Profit que tem dados em tempo real). O Rico Trader não bloqueia o HB mas, pelo o que eu vi, ele é usado exclusivamente para day trade, então, se abrir uma posição nele a mesa vai te zerar no final do dia. 
     
    Sobre a tua ideia com o day trade, é possível fazer o que tu pensou, mas é bem difícil usar um gráfico menor para determinar um bom ponto de saída do maior, visto que quanto menor o gráfico, mais sinais falsos tu terá. Eu costumo fazer o contrário, eu entro com uma posição pequena pelo gráfico maior e alavanco em scalps (trades curtos de poucos centavos) pelos gráficos menores, sempre a favor do meu alvo no gráfico maior. É uma maneira de usar a alavancagem a meu favor, de forma a ganhar bem mais do que ganharia normalmente quando eu acertar, mas sem correr um risco maior quando eu errar. 
     
    Como tu está começando, antes de colocar dinheiro real, eu sugir baixar o Metatrader 5 Demo na Rico (por ser demo não vai bloquear nada) e assim tu pode testar as estratégias e funcionalidades sem usar dinheiro real e ver se realmente te ajuda. 
     
    Sobre operar pelo gráfico, é extremamente simples, as formas de enviar ordem variam de programa para programa, mas de forma geral, é só clicar onde tu quer enviar a ordem que o programa vai colocar uma ordem de compra ou venda (tu decide qual, rs) exatamente no preço que tu clicou. Para modificar a ordem basta pegar a linha e arrastar até o preço desejado. 
     
    Abraço

      Fernando_Klem, Diego, Leitão curtiram isto.



    3  
    Gustavo Garrido   6 ago 2016  

    IG TRADICIONAL VS TDSB

    Pessoal, 
     
    Também sou assinante do conteúdo do Bastter, acho que é uma fonte extremamente útil na análise de fundamentos. Concordo com o comentários dos colegas aqui do Buteco, no que se refere às indicações de Investimentos, acho que cada um tem que ter o dissernimento e a lucidez necessária para a tomada de decisões, sem cair nas "armadilhas" ou "modismos" do momento... Falando nisso, acho que tem outros sites piores, no sentido de indicação de investimentos, por exemplo o Empiricus ... Ver mais (sou assinante, mas cancelei a assinatura). Acho o Bastter inclusive bastante "conservador", no sentido do que ele mesmo chama de ficar pulando de galho em galho, de papel para papel, buscando acertar as "bolas da vez"... 
     
    Com relação ao IG x TDSB, eu pessoalmente criei um modelo híbrido para meus investimentos, ou seja, utilizo o conceito do TDSB de comprar a ação que está com menor % na carteira, mas com o valor de aporte fixo (IG) mensal... Assim faço o rodízio com as ações que estão mais distante do % definido por mim, mas se o sistema indica compra do mesmo papel por 3 meses seguidos, paro e revejo os fundamentos da ação.... Este modelo não é tão automático como o IG (rodízio das ações com aporte fixo) mas pode exigir uma eventual revisão rápida dos fundamentos da ação, caso o sistema sugira a compra do papel por 3 meses seguidos. 
     
    Enfim, estou ajustando modelo de maneira que eu consiga ter segurança nos meus aportes, mas independente do modelo seguido é utilizado, o que realmente vale é a regularidade dos aportes, a revisão periódica da carteira ( aí fica a critério de cada um a frequência) e a disciplina em executar o plano traçado. 
     
    Abraços!!

      Luiz_Alvim, Bruno Bartolomasi, José curtiram isto.



    3  
    Bruno Bartolomasi   7 ago 2016  

    [FIXO] LINKS INTERESSANTES

    Olá pessoal, 
     
    Segue o link de uma entrevista recente com o Luiz Barsi Filho: http://www.youtube.c(...) 
     
    Apesar dele ficar somente em um nível básico, eu sempre acho legal ouvir o que certas pessoas tem pra falar. 
     
    Abraço!

      Luiz_Alvim, Diego, Túlio curtiram isto.



    3  
    Bruno Bartolomasi   8 ago 2016  

    ESTRATÉGIAS PARA ESPECULAÇÃO

    Olá Karen, 
     
    Eu tenho conta na XP mas nunca operei por lá, abri a conta quando a Equipe Trader, que era o meu AAI na Rico mudou pra lá. Eu abri conta pois a XP é bem maior que a Rico e a Equipe Trader disse que os clientes Rico que migrassem para a XP com eles poderiam usufruir da XP com os mesmos custo da Rico. Na época eu tinha um plano de corretagem na Rico e quando eu fui entrar em contato para confimar se os custos seriam os mesmos eles disseram que não, ai eu não quis ir. ... Ver mais A XP cobra até para sacar o dinheiro, eu acho meio absurdo isso. 
     
    Hoje eu opero pela Nova Futura, é uma corretora que, apesar de ninguém conhecer, ela está no mercado há mais de 30 anos (inclusive é sócio-fundadora da BM&F) e sempre teve como foco o cliente institucional, recentemente eles começaram a trabalhar com pessoa física. A estrutura é excelente e a corretagem, se não for a menor, é uma das menores do mercado, apenas R$1,99 por ordem bovespa e R$10,00 de taxa de custódia. 
     
    Abraço!

      Rafael Resende, Karen Sales, neilorp curtiram isto.



    3  
    Turco   9 ago 2016  

    ESTRATÉGIAS PARA ESPECULAÇÃO

     
    É a XP é realmente a maior, a pior e, me parece, a mais tercerizada das corretoras. 
     
    Não sei como, mas os corretores credenciados por ela conseguem os dados da gente e ficam enchendo o "pacová". 
    E o que  é pior, quando se abre a conta a XP não confirma as vantagens oferecidas e não descredencia os mentirosos que agem em seu nome. 
     
    Hoje opero pela SOCOPA e AGORA. 
    Operava pela AGORA e TOV.  
    A TOV era uma corretora ... Ver mais de custo normais, depois de um tempo passou a operar com de baixo custo _corretagem a R$ 1,99 e custódia de R$ 10,00_. Envolvida na operação Lava Jato está em processo de liquidação extra-judicial pelo Banco Central 

      Leitão, Rafael Resende, Karen Sales curtiram isto.



    5  
    neilorp   12 ago 2016  

    MERCADO FUTURO - ANÁLISE FUNDAMENTALISTA

    Olá GAMA, 
     
    Quando você menciona mercado futuro, você está se referindo sobre aos Índices Futuros como Dólar, Mini Dólar, Índice, Mini Índice (nesse caso derivativos extremamente especulativos), ou sobre as comodities (como milho, carne, soja, minério, café, etc?). 
     
    Pelo que eu vi muita gente que trabalha com o mercado de ações utiliza os conceitos da Análise Gráfica para operar na especulação dos contratos de comodities. 
     
    Outra coisa, o mercado ... Ver mais futuro, pelo pouco que conheço, parece-me um pouco diferente do mercado de ações.  
     
    Enfim, na minha opinião, acredito que se você tiver temppo para se dedicar 100% ao mercado financeiro pode ser válido, mas se você possui outra profissão, penso ser mais puxado, pois no próprio mercado de ações temos bastante coisa para aprender diariamente, ainda mais em se tratando de análise fundamentalista. 
     
     
    Abraços, 

      Leitão, Fernando_Klem, José, Luiz_Alvim, Diego curtiram isto.



    3  
    Gabriel Cançado   12 ago 2016  

    [FIXO] OPORTUNIDADES DO MOMENTO - ABEV3

    ABEV3 rompendo congestão. 
    Parece ser uma ótima oportunidade, visto que ficou um tempo lateralizado. 
    Segunda-feira, dependendo de como abrir, acho uma excelente opção.

      Túlio , Rafa M, Ligiani Tolotti curtiram isto.



    4  
    Fernando_Klem   15 ago 2016  

    PESSOA JURIDICA X ASSALARIADO - VANTAGEM E DESVANTAGEM

    Olá José,  
    obrigado pela dica mas para ser MEI, vc não pode passar de R$60mil/ano... 
    Não se enquadra no meu caso, digamos! rs.  
     
    Optarei pelo simples, caso a proposta da empresa se enquadre dentro daquilo que o Leitão mencionou... 2X o atual salário, ou perto disso.  
     
    Minha perspectiva antes dessa última guinada da bolsa, era atuarar meus patrões mais 05 anos, 
    mas se essa proposta for aceita por eles, vou reduzir para pelo menos uns ... Ver mais 02 anos...(maravilha) 
    Mas veja, não existe mágica nisso, já venho a pelo menos 03 anos fazendo redução dos meus custos fixos.   
     
    Ou seja, diminuição de custos fixos com nova mentalidade q é viver com simplicidade , com aumento de receita (negociação com a empresa) mais o aumento de renda passiva dos ativos, acho que essa é vai ser a receita ideal da tranquilidade financeira. 
     
    Forte abraço! 
    FK 
     
     
     

      Leitão, Turco, José, Diego curtiram isto.



    5  
    Buloto   16 ago 2016  

    IG TRADICIONAL VS TDSB

    Bom dia caros amigos. 
    Com relação aos métodos do Bastter e do Leitão, creio que são complementares. Você pode se adaptar a ambos, com bons resultados. Também sou assinante Bastter Blue, e acho o volume de dados e a organização do site deles muito bons.  
    Também tenho minhas criticas ao Bastter, mas acho que alguns princípios podem ser aplicados aqui para os investidores: 
    1- evitar ficar girando patrimônio 
    2- diversificar 
    3- esquecer esta historia de empresa ... Ver mais turnaround 
    4- taxas não vão ganhar do tempo de aportes 
    5- se você precisou sair cedo de uma empresa, é porque não a estudou direito (e isso eu já fiz, e aprendi com isso). 
    Enfim, são caminhos um pouco diferentes para se chegar a um mesmo lugar.

      Gustavo Garrido, JX, Carlão_A, Turco, Bruno Bartolomasi curtiram isto.



    5  
    Turco   21 ago 2016  

    QUANDO E COMO RECOLHER SOBRE VENDAS MENSAIS SUPERIOR A 20 MIL?

    Alex, 
     
    O tema IMPOSTO DE RENDA é recorrente no dia a dia do investidor, cuja primeira preocupação é se deve ou não recolher o imposto. 
    São inúmeras as questões que se apresentam, principalmente em relação a Declaração Anual que ocorre entre março e abril de cada ano. 
    No "Mosaico de Etiquetas em ordem alfabética" ao final da página do BUTECO clique em Imposto de Renda que encontrará vasto material sobre o assunto, inclusive Planilhas de Controle que em muito auxiliam ... Ver mais quando da Declaração anual do Imposto de Renda. 
     

      Bruno Bartolomasi, Fernando_Klem, Breno., Luiz_Alvim, André_Tafner curtiram isto.



    3  
    Bruno Bartolomasi   22 ago 2016  

    % DE ALOCAÇÃO EM CADA EMPRESA

    Olá Scofield, 
     
    Eu acredito que como quase tudo na vida, existe o ônus e o bônus, rs. 
     
    Nenhum de nós consegue prever o futuro, isso significa que não sabemos como estarão as nossas empresas amanhã ou daqui a 10 ou 20 anos. Na prática, isso significa que uma excelente empresa hoje, uma queridinha do Buteco, pode falir amanhã e uma micro empresa pode se tornar uma blue chip. Se nós soubéssemos quais empresas dariam certo e quais nos dariam dor de cabeça, investiríamos ... Ver mais apenas nas boas, certo? Por pensar assim que vários teóricos defendem a não diversificação, dizendo que ao diversificar nós abrimos mão de um retorno maior. Por outro lado, ao diversificarmos diminuímos o nosso risco.  
     
    Veja bem: Há alguns anos atrás, PETR estaria nessa lista de 60%, enquanto Cielo, por exemplo (queridinha aqui do Buteco) estaria no grupo de 40%. Vale, Cemig, Gerdau e Usiminas, para citar algumas, já foram queridinhas e muitos colegas deram cartão vermelho (Veja bem, não esto dizendo que essas empresas são boas ou ruins, apenas constatando o fato de que muitos tinham elas em carteira e decidiram cortar fora). 
     
    Eu comecei dizendo que em tudo existe o ônus e o bônus, então esse é o ônus: tu concentra teu capital em empresas que, embora sejam boas hoje, não sabemos se serão boas amanhã e coloca pouco capital em empresas que hoje não são tão grandes mas amanhã poderão ser. 
     
    O bônus é o inverso, se as empresas boas continuarem cada vez melhor, teu capital principal estará crescendo mais com elas, enquanto que uma menor parte do teu dinheiro estará nas menores que por natureza possuem um maior risco, mas tendem a dar um excelente retorno caso se concretizem. 
     
    Bom, essa é minha visão geral. Particularmente, minha carteira tem uma concentração um pouco maior em bancos (ITUB3, BBDC3 e BBAS3), desses ainda tenho o BBAS3 como estrela, rsrs. Estou consciente dos riscos e é algo que não me incomoda pois eu tenho uma convicção que não existe, no Brasil, um melhor setor para investir e tenho um plano para caso eu esteja errado ,rsrsrs. 
     
    Espero ter ajudado, 
    Abraço

      Turco, Diego, Juninho curtiram isto.



    7  
    Luiz_Alvim   23 ago 2016  

    OPÇÃO DE DIVERSIFICAÇÃO DE CARTEIRA: VLID3 - VLID3

    Olá César, 
     
    Sua preocupação com a queda do LL da VALID no 2T16, no caso um pequeno prejuízo de R$ 1,4 milhão, é compreensível. O LL é um dos indicadores de desempenho mais importantes para qualquer empresa e quando ele sofre oscilações muito bruscas, seja para cima ou para baixo, acho importante procurarmos entender bem os motivos que levaram a isto.  
     
    De acordo com as informações fornecidas pela empresa no release e na teleconferência, os principais motivos ... Ver mais para esta queda no LL foram provisões feitas no valor de R$ 34 milhões referentes a fechamentos de fábricas no Brasil e EUA, e R$ 4 milhões referentes a amortizações de intangíveis, sem efeito caixa, decorrente da aquisição da empresa Fundamenture ocorrida no ano passado. A crise brasileira também contribuiu um pouco para o desempenho mais fraco neste trimestre, especialmente na divisão de Sistemas de Identificação onde houve uma queda importante nos serviços de emissão de carteiras de motoristas. Numa situação de alto desemprego que estamos vivendo, é compreensível que muitas pessoas adiem a sua intenção de conseguir uma carteira de habilitação. 
     
    Mas, o 2T16 trouxe também alguns fatos que considero positivos para a VALID: 
     
    1 – A divisão de Certificação Digital, o negócio mais novo da empresa, apresentou ótimo desempenho, com crescimento de 23,7% na receita líquida e 13,3% no EBTIDA. 
    2– A margem EBTIDA da divisão de Meios de Pagamento nos EUA mostrou uma evolução interessante, passando de 9,8% (2T15) para 11,2% (2T16).  
    3– A divisão de Sistemas de Identificação nos EUA já começou a operar (4,4% da receita líquida da divisão no 2T16) e a emissão de carteiras de motorista no estado de Washington está prevista para ser iniciada no segundo semestre deste ano. 
    4 – A decisão de unificar fábricas no Brasil e nos EUA foi uma estratégia de otimização da produção com consequente redução de custos. Embora ela tenha sido o principal motivo para a redução dos lucros no 2T16, em função dos custos envolvidos, a partir de 2017 os ganhos anuais esperados são de R$ 8 milhões no Brasil e US$ 3 milhões nos EUA.  
    5 – Como evento subsequente, foi anunciado que em 04/07/16 foi concluída a operação de venda da M4U para a CIELO com a entrada de R$ 67 milhões no caixa da empresa. A contabilização será feita no 3T16 e deve influenciar o resultado da empresa, embora de forma não recorrente. 
     
     
    César, 
    Até onde consigo ver, a VALID continua sendo uma boa empresa. Lucro baixo nas nossas empresas nunca é bom, mas, se a administração consegue explicar bem aos acionistas as razões que levaram a esta situação e ficamos convencidos de que se trata de uma situação eventual, aí tudo bem. Mas, acho importante continuar acompanhando o desempenho das empresas bem de perto.  
     
    Abraço, 
    Luiz Alvim   

      César, Turco, Carlão_A, JX, Leopoldo, Diego, MdeCarvalho curtiram isto.



    4  
    Turco   23 ago 2016  

    % DE ALOCAÇÃO EM CADA EMPRESA

    Scofield,  
     
    Quando iniciei meu IG, talvez influenciado pela didática do curso à época, selecionei 12 empresas atribuindo o peso de 8,33% a cada uma.  
    Depois, acompanhando o BLOG e o BUTECO que sugeriam o ideal de  20 empresas, ampliei a carteira e como não aumentei os aportes atribui a cada o peso de 5%.  
     
    Parto do princípio de que temos que selecionar as melhores e, consequentemente, não podemos ter preconceito de achar que teremos empresas ... Ver mais de primeira e segunda linha, mas sim empresas que nos deem um bom retorno. 
    Não deu CARTÃO AMARELO, persisitiu CARTÃO VERMELHO. É vida que segue... 
       
    Mas como já se postou inúmeras vezes aqui, em estratégia de investimento não existe certo e errado.  
    O importante é a disciplina e o bom senso.  
     
     
     

      Bruno Bartolomasi, Fernando_Klem, Scofield, Diego curtiram isto.



    6  
    César   24 ago 2016  

    [FIXO] OPORTUNIDADES DO MOMENTO - FIBR3

    Olha....espero que não esteja falando besteira... 
    Gostaria de deixar mais um "testemunho": 
     
    Incrível como a gente fica tranquilo e realizado com os conceitos aprendidos no curso. 
    FIBR3, conforme o figurino. 
    Atingiu o objetivo ontem e realizei o lucro. 
     
    Segue o "Depois", pra fins de registro. 
     
    Mantenhamos esse tópico ativo! 
     
    Grande Abraço. 
    César

      Leitão, Vagner, neilorp, André_Tafner, Abreu, Ricardo curtiram isto.



    4  
    Luiz_Alvim   25 ago 2016  

    % DE ALOCAÇÃO EM CADA EMPRESA

    Olá Scofield e demais amigos do Buteco, 
     
    No meu modo de ver, a segmentação de uma carteira de IG em dois grupos de empresas faz sentido e adoto este modelo desde o início.  A composição dos grupos, em minha opinião, não tem a ver com o porte das empresas ou expectativa de retorno, mas sim com a qualidade das mesmas. Um dos princípios mais importantes do IG é que devemos escolher para a nossa carteira apenas empresas que sejam muito boas. Creio que ninguém aqui vai discordar ... Ver mais disto. A questão toda é definir o que vem a ser uma “empresa muito boa”. Entendo que no processo de seleção de empresas cada investidor tem os seus próprios critérios e é isto que leva a que as carteiras aqui do Buteco não sejam exatamente iguais. Uma empresa que para mim é muito boa (atende os meus critérios) pode não ser para você ou para os outros colegas, já que os critérios de cada um podem não ser exatamente iguais. 
     
    Quando iniciei o meu IG há quase cinco anos atrás, selecionei ao todo 16 empresas e todos elas atendiam os critérios que eu adotava naquela época. Mas, isto não quer dizer que todas elas tinham o mesmo nível de qualidade. Por isto resolvi fazer a divisão em dois grupos: 60% do investimento para as que eu entendia ser as oito melhores e 40% para as outras oito. Lá no início eu tinha PETR, mas ela fazia parte do segundo grupo, mesmo sendo a maior de toda a carteira. Tamanho não é documento, quando se trata de definir o que seja uma empresa de qualidade.  
     
    Outro aspecto que considero muito importante é que a qualidade das empresas pode variar ao longo do tempo. O ambiente econômico é muito dinâmico, o que pode afetar o desempenho das empresas. Então, uma empresa que inicialmente tenha passado nos meus critérios, pode em algum momento começar a ter um mau desempenho e no limite ser excluída da carteira. Já fiz isto com algumas. Embora não seja muito comum, pode acontecer também de, eventualmente, alguma empresa ser trocada de grupo. Vou dar dois exemplos reais para ilustrar esta situação: VIVT é uma empresa que inicialmente coloquei do no grupo 1 (60%), mas depois de dois anos foi transferida para o grupo 2 (40%). Por outro lado, BVMF entrou na minha carteira no grupo 2, mas recentemente foi transferida para o grupo 1 em função da compra da CETIP, pois, pela minha avaliação, a empresa resultante desta fusão será melhor do que as duas já são separadamente. 
     
    Em resumo, dentro dos critérios que adotei, a segmentação das empresas em dois grupos com pesos diferentes faz sentido e me parece útil, mas também não vejo nenhum problema com aqueles que optaram por adotar um grupo único. É como se todas as empresas tivessem um nível de qualidade semelhante. No futuro, posso até passar a adotar este modelo, se, pelos meus critérios, todas a minhas 22 empresas (trabalho atualmente com dois grupos de 11) alcançarem níveis parecidos de qualidade. 
     
    Grande abraço, 
    Luiz Alvim 
     

      Turco, Bruno Bartolomasi, Scofield, Juninho curtiram isto.



    5  
    Breno.   26 ago 2016  

    IVVB11

    Oi Felipe L S, 
     
    É interessante a possibilidade de se investir no mercado dos Estados Unidos pagando uma Taxa de Administração de 0,27% ao ano, entretanto, temos alguns “poréns” a serem analisados: 
     
    1. ÍNDICE EM SUA MÁXIMA HISTÓRICA  
    Os três principais índices norte-americanos estão em suas máximas históricas, o que ocorreu nestas últimas semanas. Isso pode não significar muita coisa pro longuíssimo prazo, mas deve-se observar que a relação P/L está acima ... Ver mais da média e existe um risco (que não é de hoje e vêm procrastinando) de mexerem na taxa de juros e isto significar a fuga de investidores do mercado acionário de lá e o mercado desabar. 
     
    2. VARIAÇÃO DO DÓLAR  
    Pode parecer estranho quando eu escrevo que o índice está em sua máxima histórica, olhando o gráfico que você apresentou a partir do link de sua mensagem, o que poderia sugerir que a cotação vem caindo desde dezembro de 2015. Isto ocorre devido à variação do dólar, o que vai fazer com que a cota varie não somente de acordo com o Índice S&P 500, mas também de acordo com a variação do dólar. Para quem quer se expor à moeda pode ser um oportunidade de comprar a um custo baixo. 
     
    3. INVESTIDOR QUALIFICADO 
    Quando esta possibilidade de investimento foi lançada divulgaram que apenas Investidores Qualificados poderiam participar (Investidor Qualificado é aquele que tem pelo menos R$ 1 milhão em investimentos), entretanto, eu não fui atrás de confirmar esta informação junto à corretora por falta de interesse no produto.  
     
    4. IMPOSTO DE RENDA 
    Por se tratar de um ETF, não há isenção de Imposto de Renda para vendas de até R$ 20 mil reais em um mês. O Imposto de Renda é de 15% em operações normais. 
     
    Tenho conhecimento de dois ETFs no Brasil que replicam o Índice S&P 500, o primeiro é o IVVB11, gerenciado pela BlackRock, que foi o que você mencionou; o segundo é o SPXI11, gerenciado pelo Itaú Asset Management. 
     
    Acho bastante interessante esta possibilidade de investimento, mas não para o perfil atual da minha carteira e volume de dinheiro que possuo. No futuro, daqui a uns 15 anos, analisarei novamente a possibilidade. Mas vai de cada um se conhecer, analisar os prós e os contras, saber se está no momento certo e tomar a decisão. 
     
    Espero ter ajudado! 
     
    Abraço! 

      Turco, Leitão, Luiz_Alvim, Carlão_A, José curtiram isto.



    3  
    ViniciusB   27 ago 2016  

    [FIXO] OPORTUNIDADES DO MOMENTO - GGBR4

    Fala galera do Buteco, 
     
    Segue minhas leituras do IBOV e de GGBR4. 
     
    O IBOV rompeu o canal de baixa de longo prazo e entrou em um canal de alta, podendo atingir o topo de 2014 em torno dos 62.300. 
     
    Gostaria da opinião de vocês sobre GGBR4, ela rompeu a resistência, testou a resistência em 10,50, fez um pull back e formou um doji no último pregão!! 
     
    Vocês entrariam agora ou esperariam ela romper as resistência em 10,50?? 
     
    Abs.

           

      André_Tafner, Turco, neilorp curtiram isto.



    15  
    Bruno Bartolomasi   28 ago 2016  

    REALITY SHOW PARA TRADERS

    Olá Luiz_Alvim 
     
    Eu sou um dos adetos da especulação aqui do grupo e conheci essa empresa não me lembro bem como, mas fui pesquisar mais a fundo a questão de prop tradings quando alguns amigos queriam entrar no mundo do day trade sem ter o capital necessário. 
     
    O modelo de prop trading (proprietary trading) é bem comum na Europa e nos Eua e é algo novo no Brasil. A ideia é que a empresa disponibiliza o capital próprio para especuladores (traders) operarem no mercado ... Ver mais financeiro e o lucro é dividido entre a empresa e o trader. Para a empresa é um excelente negócio pois ao distribuir o dinheiro entre diversos traders ela dilui bem o risco (considerando que os traders são bons e lucrativos). Já para quem quer especular e não tem o capital necessário ou não tem coragem de arriscar dinheiro do próprio bolso, também é algo lucrativo pois o especulador não arca com as perdas e tem participação nos lucros, no fim das contas é bom para os dois lados. 
     
    No Brasil, a primeira Prop Trading que surgiu (das que ainda existem) acredito ser a Auctus, sendo que as mais famosas são a Auctus, Atom, e Lvl Trading. 
     
    Como as empresas colocam o capital próprio em risco, eles precisam fazer uma seleção de quem será contratado. A Auctus tem uma espécie de concurso para entrar. O "aspira" abre uma conta na XP e se inscreve na competição, durante a competição o aspira opera o próprio capital e a Auctus analisa todas as operações feitas por ele, no final do tempo (não sei se é mensal, bimestral...) os melhores do ranking (os mais lucrativos) são contratados desde que não tenham quebrado nenhuma regra (como alavancar acima do liberado ou ter um drawdown maior do que o permitido, que, se não me engano, é de 15%) 
     
    A Lvl Trading tem dois sistemas, o primeiro é o aspira fazer o curso deles, o segundo é abrir uma conta com 5 mil reais, sendo que eles não cobrem os prejuízos (ou seja, eles querem que o especulador de o dinheiro, divida o lucro e assuma as perdas, um ótimo negócio, não? rsrs) 
     
    Eu falei um pouco das outras que é para ficar claro que podem existir boas empresas (como a Auctus), empresas "espertas", como a Lvl Trading e existe também a mais especial de todas: A Atom 
     
    Sabe todos os conselhos que o Leitão da no curso, quando ele fala da realidade e nos alerta contra picaretas? Pois bem, a Atom é exatamente tudo o que o Leitão fala contra, rs. Começando pelo marketing agressivo e irresponsável que vende a ideia que qualquer pessoa pode largar o emprego e viver de day trade, mas não é só isso, qualquer um pode ser um milionário, aliás, há um tempo atrás eles mandaram emails de propaganda com o título "Ganhe 1 milhão por mês!". A Carol Paiffer faz videos absurdos sobre como "é fácil ganhar dinheiro" e chega ao cumulo de especular com 100 contratos de dólar (cada contrato equivale a 50 mil dólares) para uma micro variação dar um lucro de 10 mil reais e então ela diz "viu só? é simples, venha ser trader!", ela inclusive já gravou videos fazendo isso em conta demo, que depois foram apagados, rsrs. 
     
    Além de todo o marketing picareta, faz um ou dois meses desde a última vez que conversei com um amigo que conhece bem a empresa e ele me disse que ainda não existia nenhum trader contratado operando o capital deles. Mas se eles são uma Prop Trading, como eles ganham dinheiro? Simples, vendendo simulador! Por isso o marketing é tão agressivo, eles usam a versão "conta demo" do ProfitChart Pro e cobram para o aspirante usar. Aliás, no início da empresa a propaganda dizia que era apenas passar na prova de simulador (ganhar X sem ter drawdown maior que Y%) que seria contratado, só que eles não fizeram isso o que gerou alguns processos, agora a propaganda está "correta" e diz que após a conta demo tem um período de entrevistas e testes presenciais ou algo do tipo. 
     
    Enfim, a Atom é, de longe, uma das empresas mais picaretas to nosso mercado, embora o CEO, Joaquim Paiffer (irmão da Carol) realmente tenha ganhado dinheiro especulando, a empresa dele claramente visa iludir o leigo e vender contas simulador. 
     
    Eu não recomendo ninguém trabalhar com prop trading, acredito que quem sabe ganhar dinheiro especulando pode ganhar sem precisar dividir os lucros, mas para quem quer entrar nesse ramo sem arriscar o próprio dinheiro, passe longe da Atom, se possível, consiga uma vaguinha na Auctus. 
     
    O texto ficou um pouco grande mas foi a forma mais resumida que encontrei de fazer uma visão geral sobre o setor e falar os problemas da Atom. 
     
    Abraço

      Luiz_Alvim, shi, Leitão, Turco, Zeca Filho, Diego, José, Túlio , neilorp, Gabriel Cançado, Rene, Nícolas, Guirado, André_Tafner, Leonardo Maranhão curtiram isto.



Edição de AGOSTO/2016

 

 

Produzido por: http://leitaoemacao.com/buteco

Edição de AGOSTO/2016

(Versão Beta, em teste.)

FOLHETIM