Produzido por: http://leitaoemacao.com

  Edição de ABRIL/2017

    3  
    Rodrigo   3 abr  

    MAIS DÚVIDAS - SUZB5

    Boa tarde Paulo e amigos. 
     
    Paulo, como já te falei, também estou tentando construir a minha carteira...hehehe...então não sou muito experiente. 
    Mas, para tentar ajudar, dei uma olhadinha na Suzano Papel e não tenho como discordar do JX, o lucro dela está muito ruim. 
    Além disso, na minha opinião está pagando pouco dividendos (2,1%) com relação ao retorno, ROIC de 9,9%. 
    Ela está com divida a longo prazo maior do que o seu patrimônio suporta e o papel não ... Ver mais vem sendo valorizado nos últimos anos, apresentando muita variação. 
    Apesar de tudo, ela é uma das melhores empresas no setor dela, com patrimônio estável, um P/L interessante (8,67), uma margem de lucro liquido não muito ruim (17,1%) e o valor do papel não está caro (VPA 9,17 e cotação de 13,26). 
     
    Mesmo ela sendo uma das melhores do Setor, juntamente com Fibria (FIBR3), eu não a teria na minha carteira. 
    Aliás, achei o setor meio arriscado para investir, talvez seja interessante verificar outros setores. 
     
    Vamos ver se o pessoal mais experiente tem opiniões diferentes. 
     
    Grande abraço! 
     
    Rodrigo.

      paulo alexandre patricio, Samanta Arrais, Turco curtiram isto.



    3  
    Turco   4 abr  

    TIET11 X TIET4: PRATICAMENTE OS MESMOS I...

    RonaldoMG, 
     
     
    Para carteira de IG não é interessante a compra de UNITS, pois de repente a empresa resolve acabar com esta classe de título e bagunça nossos controles. 
    Eu, particularmente, tenho preferência pelas ONs para formação da carteira.

      Rodrigo, RonaldoMG, Capt. Gottlieb curtiram isto.



    3  
    Turco   4 abr  

    TIET11 X TIET4: PRATICAMENTE OS MESMOS I...

    RonaldoMG,  
     
     
    Gosto mais das ONs por terem quase que obrigatóriamente TAG ALONG, o que é uma garantia de valor em caso de alienação de controle acionário.  
    Ademais, nos países onde o mercado é mais maduro não existem ações PN, o que acho que seja uma tendência mundial e o futuro do mercado brasileiro.  
    Nas empresas que tem PN as utilizo para especulação por ter mais liquidez e evitar "contaminação" pelo preço médio do IG na apuração do recolhimento ... Ver mais do imposto de renda.  
    Tem quem prefira encarteirar PN por ter mais liquidez e pagar um pouquinho mais de proventos, em média 10%. 
     
    http://leitaoemacao.(...)

      Rodrigo, RonaldoMG, Capt. Gottlieb curtiram isto.



    5  
    Turco   5 abr  

    IMPOSTO DE RENDA_COMO LANÇAR GANHOS NA V...

    Rafael Melo,  
     
    Tento compartilhar e absorver os meus conhecimentos do e no Buteco como todos aqui, mas, realmente, o assunto Imposto de Renda  é a minha "praia".  
     
    Mais uma dica: o botão "Ajuda" do programa da Declaração é bem esclarecedor e deve ser considerado.  
    Se ainda persistir a dúvida, pode postar que a gente tenta esclarecer.

      Luiz_Alvim, Paulo RS, Rafael Melo, Leitão, Diego curtiram isto.



    6  
    Luiz_Alvim   5 abr  

    TIET11 X TIET4: PRATICAMENTE OS MESMOS I...

    Olá Ronaldo, Turco e demais amigos do Buteco, 
     
    Nesta questão das ON x PN minha posição não é tão radical. A situação ideal para mim, seria se todas as empresas estivessem o Novo Mercado, onde somente são admitidas as ações ON. Mas, como a realidade é que muitas não estão, e existem algumas excelentes empresas nesta situação, eu procuro sempre analisar caso a caso antes de tomar a decisão se vou me tornar sócio ou não daquela empresa e qual classe da ação comprar. 
     
    O ... Ver mais TA (tag along) para mim é importante. Então sempre procuro olhar este ponto com atenção. Algumas empresas pagam mais dividendos para as PN, geralmente 10% a mais do que as ON.  Como dividendo é importante para mim, pois faz parte da minha estratégia de IG, se a PN tiver o TA e ainda pagar um dividendo maior, eu vou preferir a PN. Mesmo assim é preciso ter atenção nesta análise do dividendo para não fazer a escolha errada. Telefônica Brasil, por exemplo, paga 10% a mais de dividendo para a PN (VIVT4), mas a diferença de preço entre a VIVT3 e a VIVT4 gira em torno de 15%. A ON é mais barata do que a PN. Atualmente esta diferença está até maior (20%). Então para um mesmo valor aplicado, o investidor acaba recebendo um dividendo maior mesmo comprando a ON ao invés da PN. É o melhor dos mundos, pois reúne um TA de 80% na ON com um DY maior. Neste caso a PN nem tem o TA. 
     
    Outro aspecto a considerar é a questão da liquidez. Em alguns casos, a liquidez da ON é muito baixa, chegando a dificultar a aquisição das ações e principalmente a venda. Grazziotin, por exemplo, é uma excelente empresa, e oferece TA de 100% para as duas classes de ações (ON e PN). Como a liquidez da ON é muito baixa, eu acabei optando pela CGRA4, que tem uma liquidez bem maior. 
     
    A questão da UNIT também não me incomoda nem um pouco. Sou sócio da TAESA (TAEE11) onde cada UNIT reúne 1 ON e 2 PN. Não existe liquidez nenhuma para as ON e PN individualmente. Então, o único jeito de ser sócio é aceitando a UNIT. Não vejo problema. 
     
    Finalizando, gostaria de ressaltar que acho está discussão da ON x PN inteiramente válida, mas, no meu modo de ver, o mais importante é avaliarmos bem a qualidade da empresa. Se a empresa for ruim, não será o segmento de listagem ou as classes de ação disponíveis que vão salvar o nosso investimento. Definir bons critérios para selecionar as empresas e estuda-las com a maior profundidade possível antes de iniciarmos as compras continua sendo essencial na montagem de uma carteira de qualidade e menor risco. 
     
    Abraço, 
    Luiz Alvim 
     

      Carlão_A, Samanta Arrais, Leitão, Capt. Gottlieb, Rodrigo, joao curtiram isto.



    5  
    Luiz_Alvim   5 abr  

    ITAUSA - O QUE DIZER DELA? - ITSA4

    Olá Turco, 
     
    Esta decisão da ITAUSA já era esperada. Chegamos a comentar sobre isto no início de março em um tópico aberto pela nossa amiga Samanta, onde ela perguntou sobre a diferença entre ITUB E ITSA. Desde o ano passado a ITAUSA, holding da família Setubal que controla o ITAU,  vem se preparando para diversificar mais os seus investimentos.  
     
    No caso da NTS, ativo que pertencia à Petrobras, trata-se de um investimento em infra-estrutura, setor onde ... Ver mais existem inúmeras oportunidades no Brasil atualmente. A negociação para aquisição da Petrobras Distribuidora também estava em estágio avançado, mas em função de uma intervenção do TCU, o processo vai ter que recomeçar do  zero. 
     
    Como acionista da ITSA, vejo esta nova fase de investimentos com bons olhos. Confio muito na capacidade de análise e avaliação de boas oportunidades de investimentos por parte dos gestores da ITSA. 
     
    Estou anexando o comunicado ao mercado que a empresa fez ontem sobre este investimento na NTS. 
     
    Abraço, 
    Luiz Alvim

      Rafael Melo, Turco, Samanta Arrais, Leitão, Diego curtiram isto.



    3  
    Turco   7 abr  

    TIET11 X TIET4: PRATICAMENTE OS MESMOS I...

    Luiz Alvim,  
     
    Também sou um tanto quanto fexível, mas por acreditar no melhor dos mundos acho que o mercado brasileiro não demorará muito em ter só ONs.  
    Optei pela CGRA4 pelo mesmo motivo. Idem idem para TIET4 quando da subscrição a empresa deu a opção de trocar TIET11 por equivalentes ON ou PN.   
    Tenho ainda BBDC4, VALE5.   
    Mas como diz o Mestre: Se se sentir mais confortável, vá de ON.

      Leitão, Capt. Gottlieb, Rodrigo curtiram isto.



    3  
    Luiz_Alvim   8 abr  

    TIET11 X TIET4: PRATICAMENTE OS MESMOS I...

    Olá Turco, 
    Olá Turma, 
     
    Concordo com você que se tivéssemos só as ONs seria melhor, mas, falando sinceramente, não vejo no horizonte uma mudança deste tipo aqui no Brasil. Ontem fui assistir uma apresentação do ITAÚ em uma reunião da APIMEC-MG aqui em BH. No final das apresentações, muito boas por sinal, durante a sessão de perguntas e respostas, foi feita uma pergunta ao Marcelo Kopel (Diretor de RI do banco) se havia a intenção do ITAÚ de migrar para o Novo Mercado. ... Ver mais A resposta foi simplesmente NÃO. E, pelo que sei, a maioria das grandes empresas que estão na bolsa pensa de forma semelhante. Este movimento da VALE, que decidiu recentemente, que em três ano vai se transformar numa “Corporation” (empresa sem controle definido) e que passará a ter somente ações ON, me parece ser uma exceção.  
     
    O duro é que, por aqui, mesmo o fato de uma empresa ter somente ações ON não impede que numa eventual alienação as ações dos controladores sejam mais valorizadas do que as dos minoritários. Embora não acompanhe a empresa, se não me engano, isto aconteceu algum tempo atrás com a Fertilizantes Heringer, empresa que é até do Novo Mercado. Vou deixar o link do site da AMEC – Associação de Investidores no Mercado de Capitais, onde os assuntos ligados a governança corporativa são tratados com frequência.  
     
    Por estas e outras, é que eu penso ser necessário acompanhar as empresas que escolhemos para a nossa carteira o mais de perto possível. Isto inclui, em minha opinião, procurar conhecer quem são os controladores da empresa e a sua idoneidade. No ano passado deixei de ser sócio da Alpargatas, empresa que sempre gostei muito, pelo fato do seu controle ter sido adquirido pelo grupo J&F, que também controla a JBS. Não me sinto muito confortável com esta turma. 
     
    Abraço, 
    Luiz Alvim 
     
    http://www.amecbrasi(...) 

      Capt. Gottlieb, Paulo RS, Rodrigo curtiram isto.



    1  
    Felipe L S   10 abr  

    FUNDAMENTOS NATU3 - NATU3

    Deixo aos amigos o resumo da apresentação deste ano da empresa Natura março/2017. 
     
    Abraços! 
    Felipe. 
     
    http://natu.infoinve(...)

      Leitão curtiu isto.



    4  
    Luiz_Alvim   11 abr  

    COMO/ONDE VERIFICAR A LIQUIDEZ DE UMA AÇ...

    Olá Samanta, 
     
    Para avaliar a liquidez de um ação eu geralmente utilizo o site Guiainvest. Lá eu consigo  ver facilmente para cada papel o histórico das cotações dia a dia, a quantidade de ações negociadas, o número de negócios e o volume negociado. Estas mesmas informações podem ser acessadas também no site da BM&F BOVESPA. 
     
    Abraço, 
    Luiz Alvim

      Samanta Arrais, Bruno Bartolomasi, Rafael Melo, keketo curtiram isto.



    4  
    Bruno Bartolomasi   11 abr  

    PLATAFORMA VERIOS_FINTECH - ALGUÉM AQUI...

    Olá RonaldoMG, 
     
    Existem, na minha visão, diversos problemas com essas plataformas de investimentos, vou descrever apenas os principais: 
     
    1- eles não escolhem boas ações pra ti, eles investem somente em fundos, se é para investir em índices, por que pagar alguém pra fazer isso pra mim? 
     
    2- eles usam fórmulas para diversificar o portfólio (como a fórmula de Markowitz e outras) que na realidade não são boas, pelo menos na visão de todos os grandes ... Ver mais investidores de valor (e eu, apesar de não ser um grande investidor, concordo, rs), se uma fórmula matemática fosse o suficiente para ter um excelente portfólio... bem... todos teriam, rs.  
     
    Se eles não vão investir em ações, apenas em ETFs e Renda Fixa, pra que pagar para alguém fazer o que você pode fazer sozinho? Sejamos realistas, a menos que você saiba fazer especulação com renda fixa (o que eles também  não sabem), teus investimentos em renda fixa ficarão bem próximos do CDI, aliás, se tua carteira de renda fixa se estiver com bons CDBs, LCIs e Títulos Públicos não é difícil ganhar do CDI, ou seja, pra que pagar alguém para fazer isso? Só vale a pena pagar para quem realmente não sabe investir em renda fixa e não quer aprender. 
     
    Tendo dito isso, para o cidadão "comum" que guarda o dinheiro na poupança, acho uma alternativa válida, ele provavelmente terá uma rentabilidade superior a poupança sem precisar se preocupar em aprender nada, além disso, por ser algo totalmente digital, a taxa que cobram é baixa (varia de 0,5 a 0,8% ao ano, se não me engano). 
     
    Agora, na minha visão, o investidor deveria aprender e montar os próprios investimentos, entretanto, se ele por qualquer motivo não quer aprender e pretende pagar um profissional para isso, eu prefiro pagar uma taxa um pouquinho maior para alguém que realmente fará um trabalho específico para mim, inclusive escolhendo boas ações. Pegar uma fórmula matemática, jogar em um algoritmo e chamar isso de portfólio otimizado ao perfil do investidor não me agrada muito, rs. 
     
    Abraço!

      Felipe L S, Turco, Leitão, RonaldoMG curtiram isto.



    7  
    Gabriel Cançado   14 abr  

    DISCUSSÃO DE TAESA - TAEE11

    Bom dia a todos! 
    Meio atrasado em relação ao tópico, mas com o intuito de complementar informações, a Suno Research enviou um relatório gratuito sobre a TAEE11. 
    Ela dá uma perspectiva da empresa, além de explicar o básico sobre o setor de energia e sobre RAP também. 
    Talvez seja útil para alguém.

      neilorp, Bruno Bartolomasi, Luiz_Alvim, José, Samanta Arrais, Rafa M, Thinnus curtiram isto.



    4  
    Luiz_Alvim   19 abr  

    COMO/ONDE VERIFICAR A LIQUIDEZ DE UMA AÇ...

    Olá Samanta, Ronaldo e demais amigos do Buteco, 
     
    Para nós que somos pequenos investidores, eu penso que o número de negócios é mais importante do que o volume em $R negociado. Pode acontecer de um ou dois negócios apenas envolverem um grande volume de dinheiro, o que não significa necessariamente que a liquidez seja boa. O mais importante da liquidez, em minha opinião, é conseguirmos avaliar o grau de dificuldade que podemos ter se um dia decidirmos sair de uma empresa que não ... Ver mais atende mais os nossos critérios. Por isso, vejo o número de negócios diários como sendo um indicador mais adequado do que o volume. 
     
    Abraço, 
    Luiz Alvim

      Turco, Bruno Bartolomasi, RonaldoMG, Rafael Melo curtiram isto.



    7  
    Felipe L S   23 abr  

    O MELHOR CONSELHO DE WARREN BUFFETT

    http://epocanegocios(...) 
     
    Abraços! 
    Felipe.

      Luiz_Alvim, shi, Turco, RonaldoMG, Bruno Bartolomasi, José, Gabriel Cançado curtiram isto.



    10  
    Leitão   24 abr  

    VOLTEI!

    Bom dia, pessoal!! 
     
    Voltei! :-) 
     
    Uma pausa de imersão na natureza lidando com vaca, cavalo, galinhas, plantas… É sempre bom aprender com a natureza, imagem do Criador… 
     
    Agora é hora de retomar as atividades na bolsa e cuidar dos investimentos… O Blog e o contato diário com os amigos aqui tem me sido muito prazeroso e fonte de constante aprendizado. Sem isso eu não conseguiria me manter disciplinado e atualizado como é necessário… Obrigado, amigos! 
     
    E ... Ver mais vamos que vamos! 
     
    Um grande abraço e ótima semana a todos! 
    Leitão

      Carlão_A, Luiz_Alvim, Turco, RonaldoMG, Felipe L S, Nêgo , Juninho, Bruno Bartolomasi, Samanta Arrais, Rodrigo curtiram isto.



    6  
    Turco   27 abr  

    RANKING DE CORRETORAS

    Olá pessoal,   
     
     
    Aos colegas que tenham valores a receber da CORRETORA TOV, uma dica:   
     
    "NÃO ESPEREM PASSIVAMENTE PELAS PROVIDÊNCIAS DO LIQUIDANTE"   
     
    Eu deveria ter recebido, pela programação do LIQUIDANTE, em 24/03.    
    Mesmo tendo cumprido todas as etapas previstas no edital, não recebi.   
    A partir de então passei a telefonar toda semana para lá e vários foram ... Ver mais os problemas:   
    1. Os correios extraviavam os documentos vindos e idos;   
    2. Não localizaram a minha ficha cadastral física;   
    3. Pelo fato acima, não aceitaram a conta bancária por mim indicada para recebimento. Tive que enviar cópia de uma folha de cheque comprovando que a conta era minha;  
     
    E o processo só andou porque, apesar de não ser obrigatório, "o macaco sexagenário aqui", enviava todos os documentos solicitados com firma reconhecida e por carta registrada, senão, conforme me disseram, demoraria mais ainda, pois não tinham como conferir minha assinatura sem a ficha cadastral 
     
    Enfim, a coisa tá meio bagunçada por lá depois que mudaram de endereço.  
    Apesar de toda boa vontade da funcionária de nome Denise, somente hoje o valor foi creditado em minha conta bancária.

      Luiz_Alvim, JX, Bruno Bartolomasi, Diego, Rodrigo, Buloto curtiram isto.



    4  
    Carlão_A   29 abr  

    IMPOSTO DE RENDA_DECLARAÇÃO 2016-2015

    Prezado Turco 
    Seus ensinamentos são uma grande ajuda a todos nós. Não apenas em IR. 
    Muito grato 
    Carlão A

      Luiz_Alvim, Turco, José, Safo curtiram isto.



Edição de ABRIL/2017

 

 

Produzido por: http://leitaoemacao.com/buteco

Edição de ABRIL/2017

(Versão Beta, em teste.)

FOLHETIM