Visite: http://leitaoemacao.com

  Edição de FEVEREIRO/2017

    5  
    Leitão   7 fev  

    BRADESCO - RESULTADOS 2016 - BBDC3

    Oi Samanta! 
    Bom dia! 
     
    Estava passando por aqui, deixe-me ajudar um pouco... 
     
    Ter o hábito de ler os relatórios administrativos, doctos informativos e receber via e-mail os alertas de fatos relevantes é muito bom, ajuda a se familiarizar com as empresas que possui em carteira ou que gosta de acompanhar...  
     
    As boas empresas possuem bons sites e neles a seção de RI (Relação com Investidores). Isso ajuda... 
     
    Mas foque ... Ver mais em primeiro lugar fazer um filtro objetivo com os critérios fundamentalistas, conforme aprendemos durante o curso. Aprofundar em cada empresa é bom e você vai fazendo isso aos poucos... Quem tem afinidade com a área administrativa e financeira faz isso com naturalidade, mas quem não tem essa afinidade não precisa se sentir deficitário... Aprofundar é questão de tempo e gosto... você pode fazer isso aos poucos e naturalmente. 
     
    Um abraço! 
    Leitão

      Capt. Gottlieb, neilorp, José, FH, Samanta Arrais curtiram isto.



    5  
    Leitão   7 fev  

    INICIANDO OS TRABALHOS

    Oi Natália! 
    Bom dia! 
     
    Seja bem vinda à turma! Aqui você vai encontrar muita coisa legal: bons posts, estudos, análises, planilhas, comentários variados, etc, etc... E sem falar que a turma é fera, todos com boa-vontade em ajudar... vamos aprendendo juntos! 
     
    Vou colocar algumas dicas de uso em anexo, e aos poucos você vai pegando o jeito. Procure ir navegando, pesquisando, "fuçando" e experimentando os filtros, etc...  
     
    Um abraço! 
    Leitão

                 

      Turco, Fabiane Ferreira, neilorp, SAMIR (ES), Mônica curtiram isto.



    3  
    Daniel Rios   9 fev  

    COMO REGISTRAR A VENDA DE UMA AÇÃO NA PLANILHA - WHRL4

    Poxa Luiz, que boa memória a sua hein meu amigo. Na verdade aconteceram alguns imprevistos na minha vida. Pelo planejamento era para termos ido no 2 semestre do ano passado. Mas tivemos que adiar. Agora a data está um pouco dependente das "cenas dos próximos capítulos" .. rs 
    Mas estou voltando.. infelizmente também dei uma parada nos investimentos (e aqui mereço todas as repreensões devidas). Mas estou voltando, enferrujado, mas com a ajuda de vocês, e paciência, em breve estou desoxidado. 

      JX, Luiz_Alvim, Diego curtiram isto.



    3  
    JX   9 fev  

    COMO REGISTRAR A VENDA DE UMA AÇÃO NA PLANILHA - WHRL4

    Outra possibilidade é vc registrar como uma compra com sinal negativo (-) . Se não me engano o Turco faz assim para não apagar os registros de empresas q ele teve. Eu tenho feito assim.  
     
    Veja o que fica mais cômodo para vc. 
     
    Abraco, 
     
    JX

      Daniel Rios, Turco, Luiz_Alvim curtiram isto.



    5  
    Luiz_Alvim   11 fev  

    COMO REGISTRAR A VENDA DE UMA AÇÃO NA PLANILHA - WHRL4

    Olá Daniel, 
     
    Minha memória já não é mais a mesma (rs.rs.rs...). Na minha idade procuro exercitá-la diariamente o máximo possível, mas a verdade é que já estou precisando escrever muita coisa para não esquecer (rs.rs.rs...). Fico feliz com a sua volta ao Buteco. Suas contribuições aqui sempre foram muito importantes. Me lembro bem de um post que você publicou com um depoimento muito sincero de como se livrou da oniomania. Para te falar a verdade, eu nem conhecia este termo na época, ... Ver mais mas achei o seu post muito importante, até porque entendo que está diretamente relacionado com o bom hábito de investir, que é a tônica aqui deste nosso Buteco. Foi através dele que tomei conhecimento do livro “O Homem mais rico da Babilônia”, que considero fantástico. No meu modo de ver todo pai deveria dar este livro para seus filhos lerem aos 10 anos de idade. É uma estória simples, mas muito interessante e fácil de ler. De tudo que já li até hoje sobre investimentos, considero este livro o ponto de partida ideal para um bom projeto de educação financeira. Sempre o recomendo para os amigos que me pedem indicação nesta área e também já dei vários como presente a pessoas mais chegadas. 
     
    Grande abraço, 
    Luiz Alvim 

      Leitão, Daniel Rios, Turco, Diego, Nêgo curtiram isto.



    3  
    Daniel Rios   13 fev  

    COMO REGISTRAR A VENDA DE UMA AÇÃO NA PLANILHA - WHRL4

    Que bom que meu depoimento ajudou de alguma forma. Foi exatamente por isso que me expus. Infelizmente "não me livrei", é um vicio, e como tal, vou carrega-lo para sempre. Como dizem: "um dia de cada vez". investir é um poderosíssimo recurso para me ajudar à ter controle. Me motiva, reverte meu foco. Estar aqui com vocês é ainda mais forte. As vezes não temos total ciência da importância do que fazemos, enquanto achamos que estamos só dando um ou outro pitaco na carteira de investimento de um colega, ... Ver mais estamos, por vezes, fazendo muito mais, ajudando-o a combater uma doença terrível que por muitas vezes é responsável por destruir vidas. Talvez por sorte, meu vício nunca chegou à esses extremos, perto do que já vi e li, ele é até bem moderado, mas, tendo em vista o poder corrosivo e expansivo de todo vicio, estar aqui ajuda a deixá-lo encubado. E, por isso, eu não escondo de ninguém, se meu exemplo ajudar outros, que ele se espalhe.  
    Obrigado botequeiros!

      Luiz_Alvim, Diego, Carlão_A curtiram isto.



    8  
    Daniel Rios   20 fev  

    CARTÕES VERMELHO E AMARELO PARA A CARTEIRA - VALE5

    Vale chega a patamares de 2012. Justamente o último ano da atualização da fábula do mito ARNALDO. 
     
    http://blogdoportinh(...) 
     
    Para motivar e perceber que o longão é sempre o melhor caminho. #IG

      Turco, RonaldoMG, Diego, Luiz_Alvim, Rafael Resende, José, srwilsonrj, Bruno Bartolomasi curtiram isto.



    6  
    Bruno Bartolomasi   20 fev  

    COMPRAR AÇÕES COM LUCRO CRESCENTE, MAS HISTÓRICO DE VALORIZAÇÃO ABAIXO DO IBOV É UMA BOA ESTRATÉGIA?

    Olá amigos,  
     
    Desculpe a demora para responder, estava de férias e eu não sei minha senha do Buteco (tenho salva no meu computador de casa, rs), então eu lia as respostas que chegavam por email mas não conseguia responder, rs. 
     
    Mendigo_Suiço, que bom que pude ajudar, o legal aqui do grupo é justamente isso, um ajudar o outro, já aprendi muito com o pessoal e é bom poder contribuir um pouco também. Acredito que quanto mais claros os nossos critérios mais firmeza ... Ver mais teremos nas nossas escolhas, isso fará com que tenhamos tranquilidade durante a turbulência e ficaremos bem afastados da massa. 
     
    Fernando_Versiani, atualmente estou me preparando para tirar o CGA (Certificado de Gestor de Ativos) e pretendo abrir uma Asset Management (ou uma empresa semelhante). Muita gente, desde pessoas físicas até jurídicas, tem me procurado (sem eu fazer nenhuma propaganda, apenas o boca a boca, rs) para eu fazer a gestão das carteiras de investimento deles, portanto, como eu gosto muito do mercado financeiro, decidi seguir por esse lado. As pessoas não tem tempo ou vontade de aprender a investir, elas acham difícil, confuso ou até mesmo chato, então, sendo um profissional honesto, sério, com pensamento de longo prazo e competente, posso ajudar essas pessoas e receber por isso. O conteúdo da prova é super extenso e precisa saber economia, legislação, fundos, diversas teorias sobre manejo de risco, portfólio, derivativos, hedge, renda fixa, etc..., por isso leva um tempinho para se preparar, rs. 
     
    Turco, interessante como as datas das nossas compras geram resultados tão discrepantes, as piores empresas da minha carteira estão entre as melhores da tua, creio que minhas compras  em ABEV e CIEL não foram lá muito boas, rsrsrs. Eu não tive esse problema para resolver porque, graças a Deus, antes do curso do Leitão eu era um curioso de bolsa mas não tinha comprado nada, apenas ficava fazendo "trade de papel" simulando o que teria acontecido caso eu comprasse a ação naquele preço e anotando em um papel para ter controle dos resultados. I 
     
    Realmente, esse é um espaço muito bom para aprendermos uns com os outros, essa troca de experiências faz com que todos cresçamos juntos e nos ajuda a chegar mais perto dos nossos objetivos. 
     
    Abraço!

      Carlão_A, Leitão, Turco, RonaldoMG, Luiz_Alvim, Rafa M curtiram isto.



    5  
    Paulo RS   22 fev  

    [FIXO] OPORTUNIDADES DO MOMENTO - IBOV

     
     
    A Projeção do Leitão sobre o IDIV: Chegou lá! 
    Abaixo das SETE últimas Projeções do Leitão sobre o IDIV, ele acertou SEIS: 
    3.643 ptos proj Leitão=Ok! 
    3.220 ptos proj Leitão=OK! 
    2.970 ptos proj Leitão=OK! 
    2.840 ptos proj Leitão=NÃO! 
    3.580 ptos proj Leitão=OK! 
    2.900 ptos proj Leitão=OK! 
    3.875 ptos proj Leitão=OK! 
     
    Parabéns Leitão… 
     
    Paulo RS 

      Leitão, Carlão_A, Fernando_Klem, Daniel Rios, Vagner curtiram isto.



    4  
    Turco   24 fev  

    INICIANDO A MONTAGEM DE MINHA CARTEIRA IG - OPINIÕES DOS AMIGOS

    Edu, 
     
    Nunca operei com nenhuma das duas. 
    A XP andou tentando me aliciar quando a corretora TOV, com quem operava, sofreu intervenção do BC e um funcionário catou o cadastro dos clientes dela e levou para lá. 
    Um Agente Credenciado dela andou me enchendo o "pacová", chegando a abrir uma conta experimental para mim. 
    Achei antiético eles agirem assim. 
    Parece estão em campanha para conseguir clientes, pois, coincidentemente, ontem meu filho me perguntou ... Ver mais sobre a XP com este mesmo papo de que um amigo dele...  
    A XP é mantenedora do site INFOMONEY e me parece que comprou a RICO. 
    Meu sentimento é que grande parte dos butequeiros tem conta na RICO, porque sempre que o assunto sobre corretagem surge muitos falam dela. 
    Tenho conta na SOCOPA e ÁGORA. Opero mais pela Socopa já que a Ágora, que é do Grupo Bradesco, tem taxas muito altas. 
    Estou satisfeito e bem atendido pela Socopa. A taxa de corretagem dela é de R$ 7,00 no lote padrão ou fracionário, taxa mensal de custódia de R$ 15,00, que é devolvida quando se faz trade no mês e taxa do Tesouro Direto  é de 0,10 %. 

      Leitão, Diego, Bruno Bartolomasi, Costa curtiram isto.



    7  
    Luiz_Alvim   26 fev  

    CARTÕES VERMELHO E AMARELO PARA A CARTEIRA - VALE5

    Olá Daniel, 
     
    Esta crônica do Arnaldo é mesmo muito interessante. Ela apareceu a primeira vez no livro do Paulo Portinho intitulado “O Mercado de Ações em 25 Episódios” publicado em 2009 pela editora Campus/Elsevier. Alguns anos depois o Portinho atualizou a crônica até 2012 e publicou no blog dele. Acho que seria legal se ele fizesse uma nova atualização até os dias atuais. De 2012 até aqui a ação da VALE passou por maus momentos, mas como a estratégia do IG prevê a aplicação ... Ver mais de um valor fixo periodicamente, certamente o Arnaldo teria acumulado uma maior quantidade de ações da empresa aproveitando os períodos de fortes baixas que aconteceram.  
     
    Coisas boas vem acontecendo com a VALE nos últimos tempos. Seus atuais gestores fizeram fortes ajustes para reduzir os custos de produção e as despesas administrativas, e venderam diversos ativos não ligados à atividade principal da empresa. O projeto S11D em Carajás está praticamente concluindo, o que vai reduzir bastante o volume de investimentos daqui para frente. Em resumo, a empresa foi muito bem preparada para usufruir de um novo ciclo positivo das commodities, que acabou vindo bem antes do que se imaginava. Em 2016 as cotações do minério de ferro começaram a reagir fazendo com que a empresa fechasse o ano novamente no azul, depois de três anos de resultados muito fracos. O foco para este ano é reduzir fortemente o nível de endividamento da empresa. 
     
    Na semana passada a VALE anunciou uma reestruturação societária que está sendo considerada um evento tão importante quanto a privatização da empresa ocorrida em 1997. O objetivo é, até 2020, transformá-la em uma empresa com controle acionário pulverizado e sem um acordo de acionistas como existe hoje. Para chegar lá, ela deverá ingressar no Novo Mercado da Bovespa com a unificação das classes de ações PN e ON atualmente existentes e todas as ações passarão a ser ON. São passos vitais para transformar a VALE numa empresa privada de verdade, sem as influências políticas que ainda ameaçam a empresa. 
     
    Abraço, 
    Luiz Alvim 

      Diego, Zeca Filho, JX, Carlão_A, Fernando_Klem, Daniel Rios, Clécio curtiram isto.



    4  
    Luiz_Alvim   26 fev  

    BRADESCO - RESULTADOS 2016 - BBDC3

    Olá Samanta, 
     
    Seja muito bem-vinda ao Buteco. E parabéns por ter escolhido o Bradesco para a sua carteira. Muito boa também a sua iniciativa de estudar o release de resultados, bem como assistir a apresentação feita pelos executivos do banco. Conhecer o melhor possível as empresas que escolhemos para a nossa carteira é sempre importante.  
     
    O negócio bancário aqui no Brasil é um dos melhores do mundo e o Bradesco, juntamente com o ITAÚ, são disparadamente os melhores ... Ver mais bancos do país. Em minha opinião, devem estar presentes em qualquer carteira orientada para o longo prazo. Este ano o resultado do Bradesco caiu um pouco, mas ainda assim pode ser considerado bom. Dois são os motivos que contribuíram para esta queda. O primeiro foi uma elevação grande no nível de PDD (provisão para devedores duvidosos) ocasionada pela crise econômica vivida pelo país. Embora o banco não divulgue oficialmente os nomes dos clientes que deram calotes, sabe-se que o Bradesco tinha uma exposição muito grande à Sete Brasil, uma empresa criada para fornecer sondas para a exploração do pré-sal pela Petrobrás e que acabou falindo. O outro motivo é que o balanço de 2016 já foi influenciado pela incorporação pelo Bradesco da operação brasileira do HSBC. Quando um banco grande incorpora outro, também grande, costuma levar um tempo (dois anos ou mais) para que as sinergias resultantes da incorporação reflitam positivamente nos resultados do comprador.   
     
    Não sei se você já está fazendo isto, mas não deixe de estudar também o ITAÚ que, sem dúvida alguma, é o banco brasileiro de melhor desempenho atualmente. 
     
    Abraço, 
    Luiz Alvim 

      Marcio Martins, Daniel Rios, Samanta Arrais, MARTINS curtiram isto.



Edição de FEVEREIRO/2017

 

 

Produzido por: http://leitaoemacao.com/buteco

Edição de FEVEREIRO/2017

(Versão Beta, em teste.)

FOLHETIM