Produzido por: http://leitaoemacao.com

  Edição de JULHO/2018

    1  
    Fernando   4 jul  

    PLANILHAS DADOS FUNDAMENTALISTAS

    Olá Vladimic 
     
    Se você precisar somente da cotação atual, eu na minha planilha uso um aplicativo da Rico, chamado RTD - Rico que você pode baixar direto no site deles. Você conecta na sua conta e assim a planilha é atualizada com as cotações online. Abaixo segue o texto da ajuda desse aplicativo: 
     
    Para conexão com excel 
     
    Comando RTD 
     
    =RTD("Octo.RtdServer";"";"ATIVO";"CAMPO") 
     
    Onde ATIVO é um código de um ativo. 
    ex.: ... Ver mais "PETR4" (Código do ativo da petrobrás preferencial) 
     
    Onde CAMPO é um código de uma propriedade do ativo como preço atual, preço máximo, preço mínimo, etc.. 
     
    Veja os códigos: 
    18 - Bolsa 
    19 - Mercado 
    23 - Empresa 
    24 - Descrição 
    25 - Precisão 
    27 - Qtd. Máxima 
    28 - Qtd. Mínima 
    30 - Menor Fração de Preço 
    31 - Multiplicador de Volume 
    32 - Denominador de Volume 
    42 - Data/Hora de Vencimento 
    53 - Status  
    56 - Último Preço 
    57 - Última Qtd. 
    58 - Direção 
    59 - Data/Hora do Último Negócio 
    60 - Oscilação(%) 
    61 - Preço Melhor Venda 
    62 - Qtd. Melhor Venda 
    64 - Preço Melhor Compra 
    65 - Qtd. Melhor Compra 
    67 - Data/Hora do Fechamento Anterior 
    68 - Último Preço de Fechamento 
    69 - Preço de Abertura 
    70 - Preço Máximo 
    71 - Preço Mínimo 
    72 - Número de Negócios  
    73 - Qtd. Negociada 
    74 - Volume 
    75 - Preço Médio 
    80 - Preço Teórico 
    81 - Qtd. Teórica 
    84 - Oscilação Teórica (%)  
    85 - Date/Hora Teórica 
    130 - Oscilação (Spread) 
     
    Para finalizar exemplos. 
     
    ex. de ultimo preço de petrobras: =RTD("Octo.RtdServer";"";"PETR4";"56")

      Leitão curtiu isto.



    2  
    Hugo Hissashi   8 jul  

    FRAS3 E POMO3 - FRAS3

    Olá, Matheus! 
     
    Foi bom você reativar este tópico para eu revisar os fundamentos deles.  
    Quanto a mim, acabei não comprando nenhum dos dois papéis, pois encontrei oportunidades mais interessantes em outros setores. 
     
    Revisando os fundamentos, acho interessante a FRAS3 com gráfico de lucros mais consistente (além dos outros fundamentos) e boa relação Preço/Lucro. Com a queda dos juros da renda fixa, ROIC e ROE estão atraentes, mas não extraordinários. 
     
    Tenho ... Ver mais um apreço grande pela indústria de carrocerias de ônibus pois iniciei minha carreira como designer automotivo nela. A Marcopolo é referência no setor nacional e internacionalmente, mas não entraria em POMO3 devido à queda nos lucros e dificuldade em se recuperar ainda, fora que a relação preço/lucro está bem maior do que a FRAS3... 
     
    Abs!

      Matheus, Leitão curtiram isto.



    3  
    Ligiani Tolotti   12 jul  

    BANCO 100% LIVRE DE TARIFAS

    Esta semana vi uma propaganda do banco Modal. Eles estão lançando uma conta digital, como esta do Intermedium, e bem focada com a nossa parte de investimentos, já que esta conta estará integrada com a corretora Modal Mais. 
     
    Eu tenho uma conta digital do Itaú da época que ainda abriam a iConta. Vou mantendo ela enquanto eles não percebem rsrs 
     
    Um amigo meu tem conta no Intermedium e não teve problemas até hoje. E uma outra opção também é a NuConta, do cartão Nubank. ... Ver mais  

      Leitão, Diego, José curtiram isto.



    7  
    Ligiani Tolotti   12 jul  

    [FIXO] OPORTUNIDADES DO MOMENTO - MRVE3

    Oi, Pessoal. 
    Vou ressuscitar este nosso tópico de especulação! Pretendo voltar a fazer algumas operações neste segundo semestre e irei postar aqui algumas oportunidades que eu for encontrando. 
     
    Hoje abri uma operação na MRVE3, comprando a 12,75. 
     
    A estratégia é sem inovações para nós do curso. Os preços formaram um W na região da LTA e romperam a congestão essa semana. A projeção dos alvos foram obtidas com o Fibo do Leitão. 
     
    Marquei ... Ver mais as regiões de gain e loss nas elipses verde e vermelha do desenho. 
     
    Quando eu fechar a operação, irei avisar aqui.

      Matheus, Sam, joao, Carlão_A, César, Diego, Italo Junji curtiram isto.



    3  
    Ligiani Tolotti   13 jul  

    [FIXO] OPORTUNIDADES DO MOMENTO - MRVE3

    Encontrei uma outra oportunidade, agora em MULT3, da Multiplan, empresa que administra shoppings, e que tem excelentes fundamentos. 
     
    Na verdade, observei que a maioria das ações do setor imobiliário estão em alta. BR Properties subiu mais de 30% nos últimos dias, por exemplo, conforme gráfico anexo. 
     
    Possivelmente isso está relacionado com a iniciativa do governo em manter a SELIC mais baixa. Lembrei de ter visto um gráfico um tempo atrás que correlaciona o IFIX ... Ver mais (índice de fundos imobiliários) com a SELIC. Eu o encontrei novamente e coloquei aqui no post para nós.  
     
    Se isto se confirmar, é provável que tenhamos boas oportunidades no setor imobiliário nos próximo períodos  

                 

      Diego, Diego, Italo Junji curtiram isto.



    5  
    Ligiani Tolotti   16 jul  

    [FIXO] OPORTUNIDADES DO MOMENTO - CARD3

    CARD3 e STMO3 
     
    CARD3 rompeu congestão recentemente e fez um pullback, como mostra o gráfico. 
     
    É um papel que eu vinha me interessando para valuation há alguns meses (correram muitos comentários sobre ela quando ela rompeu uma congestão em fevereiro - retângulo no gráfico), mas eu não tinha aberto operação. Então veio uma queda intensa, seguida de uma deriva (sinal de reversão), o preço voltou a subir. 
     
    Vou abrir operação hoje, mesmo que o rompimento ... Ver mais do Fibonacci já tenha passado, pois acredito que a empresa possa ter um potencial de valorização devido aos fundamentos, e pelo próprio fibo ainda tem um espaço de valorização. 
     
    SMTO3 obedece um canal de alta desde 2010, e chegou recentemente perto do fundo dele.  
    A ação formou um triângulo que está sendo rompido. Estou balizando a congestão com o Fibonacci a curto prazo, mas acredito que seja possível alcançar a região do topo do canal esperando mais tempo. 
     
     

                 

      Carlão_A, Diego, Matheus, César, Diego curtiram isto.



    4  
    Turco   23 jul  

    FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FII)

    Notícia publicada no site de minha Corretora:   
     
    Fundo suspenso gerava lucro só com entrada de novos investidores, diz CVM 
     
    O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) Mérito I, que teve a negociação de suas cotas suspensas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na semana passada por ter característica de pirâmide financeira, nunca gerou caixa decorrente de suas atividades operacionais no setor imobiliário. Na verdade, vinha realizando diversas atividades ... Ver mais irregulares para justificar um retorno médio de 1,1% ao mês. 
     
    Lançado pela Mérito Desenvolvimento Imobiliário e administrado pela Planner Corretora de Valores, o lucro do investimento, segundo a CVM, provinha da captação de novos cotistas e da cobrança de taxas de ingresso crescentes (atualmente em 20%), muito superiores às praticadas no mercado. Ainda segundo o órgão responsável pela regulação no mercado de capitais, nenhum dos investimentos realizados pelo fundo está operacional, ou seja, gerando retorno financeiro neste momento. 
     
    A informação consta do relatório da Superintendência de Relações com Investidores Institucionais (SIN) que serviu de base para a decisão unânime dos diretores da CVM. O documento foi publicado no site da autarquia na noite de sexta-feira, 20, e volta a apontar características de pirâmide financeira do fundo. 
     
    ENTENDA 
     
    No dia 18 de julho, a CVM suspendeu a negociação de cotas do Fundo de Investimento Imobiliários (FII) Mérito Desenvolvimento Imobiliário, administrado pela Planner Corretora de Valores. O órgão identificou atuação irregular do fundo, com características de pirâmide financeira e indícios de fraude. 
     
    O fundo existe há quase cinco anos, no entanto ele saltou, em menos de dois anos, de cerca de 300 cotistas para mais de 8 mil, a maior parte investidores individuais. Em fóruns na internet, podem ser observados comentários desde fevereiro de investidores desconfiados de que se tratava de pirâmide. 
     
    INVESTIGAÇÃO 
     
    De acordo com as apurações da CVM, a administradora Planner Corretora de Valores e a gestora Mérito Investimentos vinham realizando diversas atividades irregulares para justificar os retornos do investimento. Há indícios de operações simuladas de trocas de ativos e de contabilização dos investimentos realizados acima do valor justo. Ambas as práticas têm características de fraude contábil, segundo a CVM. 
     
    Além disso, o Mérito I FII vinha realizando investimentos em Sociedade de Contas de Participação (SCP). As SCPs são veículos de investimento semelhantes às Sociedades de Propósito Específico (SPE), mas com um grau de transparência bem menor. Por isso mesmo, não são elegíveis como investimento para esse tipo de fundo de investimento. No caso do FII, a gestora aparecia em várias pontas da operação, o que diminuía ainda mais a governança do investimento. 
     
    "DESLEIXO" 
     
    Na análise, a área técnica da CVM afirma que tais práticas demonstram "um verdadeiro desleixo estrutural dos responsáveis pelo fundo". Para eles, a contabilidade não reflete a real situação econômico-financeira. "As práticas contábeis adotadas pelo fundo parecem servir a um propósito diverso", declara. 
     
    A SIN/CVM alerta ainda para o risco à confiabilidade de investidores nos fundos de investimento imobiliários de forma geral. Para o analista da CVM Luiz Alfredo Rangel, causa perplexidade não apenas a distribuição de rendimentos com recursos de taxas de ingresso, mas principalmente o fato de isso ser recorrente, iludindo os investidores quanto aos reais riscos envolvidos no investimento. 
     
    O QUE É 
     
    Os fundos imobiliários (FII) são investimentos de renda variável e negociados como ações, mas, em vez de empresas, o aporte é em imóveis. Dentro do fundo, cada investidor tem uma cota correspondente ao montante aplicado, que rende um valor todo mês, daí a semelhança com a renda fixa. Ao dividir o preço da cota pelo valor patrimonial do fundo, é possível se ter uma ideia de quanto as pessoas estão dispostas a investir.

      Leitão, Capt. Gottlieb, MOISÉS JR., José curtiram isto.



    2  
    MOISÉS JR.   23 jul  

    EVOLUÇÃO IG X IBOV

    Grande FTA, o caboco que não gosta de comprar ativos "caros", hehe. 
     
    Acredito que daria certo, entretanto, com a grande quantidade de plataformas online de investimentos (ou o contrário, rsrs), muito Investidores estão fazendo trade com Fundos, principalmente os multimercados. Seguindo seu comentário, acredito que a maioria Aportaria quando o fundo rende bem e Resgataria quando o fundo vai mal num determinado mês, geralmente realizando prejuízo. 
     
    Um bom gestor ... Ver mais pode ser sim mais competente que a Ambev ou o Itaú e acredito que alguns realmente existam no mercado. 
     
    É por isso que o Mestre nos diz que quem não faz o IG regularmente, poderia perder bonificações e dividendos, além de se perder no meio do caminho, pois a estratégia de comprar na alta e vender na baixa não seria exitosa. 
     
    Pratico o IG e tenho alguns FIA´s e Multimercados. A estratégia segue a sua: quando caem, aporto mais. 
     
    Mas não tinha essa consciência antes de fazer o curso, comprava por rentabilidade x praticamente imediata x passada. 
     
    O Conceito do Mestre trabalha a disciplina em investir e minimiza os possíveis desvios no meio do caminho. 
     
    Por exemplo: para especular, não especulo na Bolsa, especulo por um Fundo Long Biased e, uma vez mais, quando ele cai eu aporto mais. 
     
    Já que vou correr riscos, prefiro na renda variável, por isso evito Fundos de Renda Fixa. A reserva nem no Tesouro Selic fica, pois a liquidação é D+1 e as oportunidades no mercado podem ser imediatas. 
     
    Mas não saio do IG. Adoro as subscrições e bonificações, rsrs! 

      Leitão, Diego curtiram isto.



    5  
    Capt. Gottlieb   24 jul  

    FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FII)

    Estas pirâmides financeiras são maneiras criminosas de enganar e rapinar os incautos. O Ministério Público e a Polícia devem ficar atentos e levar aos tribunais os sem-vergonhas que roubam o povo. Quando minha filha estava no Colegial chegou aqui em Amparo uma "febre por dinheiro fácil" e se chamava "amway". Mesmo sem ser economista logo percebi que era uma fraude e expliquei tudo para minha filha e algumas colegas dela da escola. Graças a DEUS minha filha não caiu neste conto do vigário, mas muita ... Ver mais gente aqui em Amparo caiu nesta esparrela e perdeu dinheiro. Triste, muito triste. Pode até levar à depressão. Uma coisa é perder dinheiro num negócio que não deu certo, mas é muito diferente de ser enganado e roubado. O primeiro causa decepção, porém o segundo causa enorme perda da auto-estima e justa revolta. 
    Se este FII formou uma pirâmide a CVM agiu corretamente. A corretora também tem culpa no cartório.  
    É bom lembrar que para o estelionatário ter sucesso é necessário que a vítima seja ingênua, mas também gananciosa.

      Turco, MOISÉS JR., Leitão, José, Luiz_Alvim curtiram isto.



    4  
    MOISÉS JR.   24 jul  

    FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FII)

    A Ganância é prima irmã da Ignorância Financeira e prima de primeiro grau da Ingenuidade. Aqui em Goiás uma famosa Avestruz Master fez vários falsos milionários tornarem-se novos depressivos. 
    É o famoso e antigo ditado: "dinheiro de trouxa é matula de malandro".

      Capt. Gottlieb, Leitão, José, Luiz_Alvim curtiram isto.



    1  
    Diego   24 jul  

    CORRETORAS RICO VS CLEAR

    Boa tarde! 
     
    Eu uso a Clear, acho que tem ferramentas bem legais (por exemplo apontar qual é o seu preço médio). O custo de corretagem também é bem pequeno em relação a Rico. Já usei a Rico (somente para FIIs) e comparando as duas plataformas sem dúvidas a da Clear é bem melhor, inclusive para operar pelo app (oferece quase todas as ferramentas da versão para PC) bem tranquilo.

      Leitão curtiu isto.



    4  
    Leitão   30 jul  

    IMPOSTO DE RENDA SOBRE DIVIDENDOS

    Interessante ter retomado o assunto, Turco... é curioso mesmo... 
     
     
    Esses jornalistas não entendem nada de bolsa mesmo, rssss.... 
     
    Se por ventura venham a cobrar IR sobre os Dividendos, ok, será mesmo bitributação e vai mxuns 15% talvez (ou menos, se tiverem a cara de pau)... será ruim, claro, mas é o custo Brasil de sempre....  
     
    A bolsa vai cair no susto e na manada, como sempre, e meses depois tudo volta ao normal. Caso caia nesse ... Ver mais susto, bom para aproveitar os descontos. 
     
    Na prática já pagamos isso nos JSCP, que as empresas usam como se fossem Dividendos, se aproveitando das regras... 
     
    O comentário do amigo Luiz_Alvim de 1 jun 2015 - 22:11 é ótimo e melhor do que o do jornal. 
     
    O Luiz poderia escrever nos jornais que iriam sair matérias muito melhores e mais coerentes, rsss...    
     
    Abraços! 
    Leitão

      Turco, Capt. Gottlieb, Zeca_Filho, José curtiram isto.



    3  
    Turco   30 jul  

    IMPOSTO DE RENDA SOBRE DIVIDENDOS

    Concordo contigo em gênero, número e grau Mestre.  
    O que mais me assombra é a tese da bi-tributação.   
     
    Em relação no tocante ao colega Luiz_Alvim...  
     
    Só        

      Leitão, Capt. Gottlieb, Zeca_Filho curtiram isto.



Edição de JULHO/2018

 

 

Produzido por: http://leitaoemacao.com/buteco

Edição de JULHO/2018

FOLHETIM